sábado, 24 de agosto de 2013

O PATRONO DE CAXIAS

                                           O PATRONO DE CAXIAS
                                          (VIVA O DIA DO SOLDADO)

   Luis Alves Lima e Silva, nasceu no Rio de janeiro aos 25 de Agosto, de 1803, na fazenda São Paulo (Taquara) hoje, e um bairro localizado no terceiro Distrito de Duque de Caxias, era filho do Brigadeiro Francisco de Lima e Silva e de Mariana Cândida de Oliveira Belo, que também provinha de família de militares pertencentes a milícia, o seu casarão se tornou museu municipal da Taquara, administrado ela secretaria de cultura desde 1994.

   Aos cinco anos, já sentava nos bancos militares, e aos quinze anos entrou na academia militar, ingressando em uma unidade da elite do exercito do rei como tenente, organizou a guarda imperial de D.Pedro Primeiro, participou de diversos levantes Pelo Brasil, em 1832 fez diversas inovações na policia militar do Estado do Rio de Janeiro, uma delas foi a rondas de cavalaria e o serviço médico. Casou-se com Ana Luisa do Loreto Carneiro Viana, neta da baronesa de são salvador de campos, tendo com ela duas filhas e um filho, sendo que este faleceu ainda na adolescência e a sua descendência estabeleceu na cidade de Macaé no RJ.

  Em dezembro de1839, foi nomeado Presidente do maranhão após a revolução dos farroupilhas, fez Parte das ações militares da balaiada, onde ganhou o seu primeiro título de nobreza (Barão de Caxias) foi também governador do Rio Grande do Sul, ajudou a consolidar a unidade nacional brasileira fortalecendo o poder central do Brasil, Por esses feito foi eleito Conde de Caxias.

  Suas participações nas Campanhas do Cisplatina do Brasil independente de 1825 a 1828, contra províncias unidas do Rio prata, na guerra contra Oribe, Manuel Rosas na Argentina, juntamente com as batalhas das Dezembradas, do Avaí e Lomas Valentinas, em dezembro de1868, ocupou a cidade de Assunção. voltando ao RJ, por problemas de saúde recebeu o titulo de Duque a maior honraria atribuído a um brasileiro no tempo do império.

  Em sua vida política foi Senador vitalício, desde 1845, foi um dos lideres do partido conservador, foi Vice- presidente das Províncias de São Paulo, também foi Ministro de Guerra, e Conselheiro por três vezes, em 1855 a 1857, 1861 a 1862 e 1875 a 1878. E na sua última participação como Conselheiro, se envolveu na questão da escravatura e também, inicio o aperfeiçoamento do sistema eleitoral, sendo agraciado com diversos títulos, por D. Pedro II, como, Barão, Conde, Marquês e Duque. Muitos outros ilustres também alcançaram as mesmas honrarias com a idade bem menor que Duque de Caxias, pois os títulos eram concedidos aos filhos de militares e nobres. 

  Morreu em 1880, em 07 de maio, na fazenda de Santa Mônica, sendo enterrado no cemitério do Duque catumbi até 1949, e depois levado para o Panteão de Caxias, em frente do Grupamento do Comando do Leste. Em sua homenagem, no ano de 1962, passou a ser o Patrono do Exército Brasileiro, justamente no dia de seu nascimento



                                                       Emanoel clemente

                                                     Graduando em história

                                                               FEUDUC

E-MAIL emanoelclemente@gmail.com

Pesquisa retirada do arquivo do exército brasileiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário